ESTUDO DA ESPECIFICIDADE DAS ALTERAÇÕES HISTOPATOLÓGICAS RENAIS EM MODELO EXPERIMENTAL DE NEFROTOXICIDADE INDUZIDA POR CICLOFOSFAMIDA. (Portuguese)

Item request has been placed! ×
Item request cannot be made. ×
loading   Processing Request
  • Additional Information
    • Abstract:
      A injúria renal aguda (IRA) nefrotóxica apresenta-se como condição comum entre pacientes em regime quimioterápico de ciclofosfamida. A IRA caracteriza-se pela perda de função e estrutura renal, de modo que, na clínica, os biomarcadores de filtração glomerular, como creatinina e ureia, são úteis, porém não decisivos, para o diagnóstico da lesão. O exame histopatológico é considerado o padrãoouro para o diagnóstico de IRA; no entanto, a revisão sistemática dos resultados de estudos envolvendo modelos experimentais de nefrotoxicidade sugere que as alterações renais são, na maioria dos casos, inespecíficas. Diante do exposto, objetivou-se, com a presente pesquisa, dosar ureia e creatinina e avaliar as alterações histopatológicas renais em ratos tratados com uma única dose nefrotóxica de ciclofosfamida. O protocolo da pesquisa foi aprovado pela CEUA (6168260121). Foram utilizados 21 ratos Wistar, machos, adultos, distribui'dos em dois grupos. Os animais do grupo tratado (n=12) receberam dose u'nica (150 mg/kg) de ciclofosfamida (Sigma-Aldrich), pela via intraperitoneal, enquanto os do grupo na~o-tratado (n=9) receberam NaCl 0,9% (Europharma). Transcorridas 72h, procedeu-se colheita de sangue para dosagens bioquímicas de creatinina, por reação de picrato em meio alcalino, e de ureia, por urease em modo cinético. Os ratos foram submetidos à eutanásia e tiveram os rins direito e esquerdo coletados, fixados em formalina neutra tamponada, processados para inclusão em parafina, e corados com hematoxilina e eosina. As amostras foram avaliadas à microscopia de luz em busca de alterações tubulares, aumento de eosinofilia citoplasma'tica, tumefação celular, perda de microvilosidades, ruptura de membrana basal, necrose, mitose, binucleação, edema, inflamação, congesta~o e fibrose. Todos os animais do grupo tratado apresentaram valores elevados de creatinina (>0,5 mg/dL); porém, somente quatro apresentaram valores elevados de ureia (>60 mg/dL). Na análise histopatológica, observou-se ampla variação de alterações em ambos os grupos. Os resultados mostraram que a ciclofosfamida, apesar de reduzir a função renal, não suscitou em alterações histopatológicas consistentes, mostrando que o exame foi inespecífico. [ABSTRACT FROM AUTHOR]
    • Abstract:
      Copyright of Acta Veterinaria Brasilica is the property of Acta Veterinaria Brasilica and its content may not be copied or emailed to multiple sites or posted to a listserv without the copyright holder's express written permission. However, users may print, download, or email articles for individual use. This abstract may be abridged. No warranty is given about the accuracy of the copy. Users should refer to the original published version of the material for the full abstract. (Copyright applies to all Abstracts.)